Home PRODUTOS depoimentos contatos

Formatos de arquivos

sexta-feira, 17 de junho de 2011

Vim falar um pouco sobre formatos de arquivos. Muitas vezes nós conhecemos vários, mas só por nome e assim nos limitamos a usar sempre o mais comum, por essa falta de conhecimento. A escolha do formato implica em qualidade e tamanho da imagem. Dependendo da finalidade da fotografia exigi-se um formato de arquivo digital adequado. Transferência pela internet, ampliação, impressão em gráfica, etc. Então ao terminar de ler essa matéria, ajuste sua camêra  para registrar fotos com a qualidade que você precisar.

RAW
Arquivo cru ou bruto, assemelha-se ao negativo da fotografia analógica. Quando a câmera registra em RAW o sensor capta todas as informações, sem compactá-las, portanto gera uma foto de alta resolução e fácil de ser tratada ou manipulada, que deve obrigatoriamente ser salva em outro formato, pois esse arquivo original é inalterável. Sua desvantagem está no seu grande tamanho, é gerado um arquivo realmente gigantesco e, nos poucos programas habilitados a reconhecê-lo, tendo assim que convertê-lo para outro formato, nesse caso um boa escolha é o TIFF, que apesar de comprimir, não perde dados da imagem.

TIFF ( Tagged Image File Format )
É a alternativa para o desvantajoso tamanho do RAW. Esse formato comprime a imagem, mas sem perder qualidade. É muito utilizado por fotógrafos profissionais, designers e impressores. Porém não é aceito na internet. E possibilita a escolha de camadas após edição no photoshop.

JPEG ( Joint Photographyc Experts Group )
É o formato de arquivo mais utilizado. Ele reduz informações da imagem, causando uma perca de qualidade quase invisível, e a torna mais leve. É utilizado diariamente na internet , na transferência de fotos por email  ou envio à sites de relacionamento. Possui três níveis de compactação, alta, média e baixa que pode ser ajustado na câmera digital. E, ao salvar uma imagem em JPEG usando algum programa de edição pode-se determinar uma taxa de compressão de 0 a 12, variado assim a qualidade da imagem. Não é recomendável imprimir ou ampliar uma foto nesse formato.

Laranja
JPEG com menor taxa de compressão

JPEG com maior taxa de compressão

Esses são os três formatos que normalmente "saem" da câmera. E acredito que não há que se fazer uma escolha entre eles. Na verdade o aconselhável é usar todos eles. O fotógrafo registra seus cliques selecionando na câmera o arquivo RAW, trata essas imagens na extensão TIFF. Salva uma cópia caso a imagem tenha como destino as gráficas off-set e guardar ainda uma cópia em JPEG para utilização em internet e minilabs digitais. Então devemos ter três cópias da mesma imagem, uma em RAW, uma em TIFF e uma em JPEG.

Outros formatos de imagens(não somente fotografia) que são bastante comuns:

GIF ( Graphic Interchange File )
É usado para logotipos, cartoons, ilustrações. Assim como o JPEG ele gera arquivos de tamanhos reduzidos, porém não é  recomendável para fotografias por possuir um número limitado de cores, penas 256. Os arquivos GIF suportam animações, ou seja, permite a inserção de uma sequência de imagens em um único arquivo. Assim, quando um GIF nesta condição é exibido, cada uma das imagens inseridas é mostrada seguindo uma ordem, dando ao usuário a sensação de movimento.

Bob Esponja

O GIF tem outro diferencial: é capaz de permitir um efeito conhecido como fundo transparente. Isso significa que um arquivo GIF pode ter áreas da imagem que assimilam a cor do local onde está sendo exibido, como se fosse, de fato, uma transparência. Se uma imagem GIF estiver sendo mostrada em uma página Web com fundo verde, as áreas “transparentes” do arquivo serão mostrados na mesma cor.

Laranja
Foto anterior em GIF



PNG ( Portable Network Grafics )
É um dos formatos mais recentes e foi criado como uma alternativa ao uso do GIF. Por restrições de patente dos arquivos GIF, o PNG foi criado. Esse formato possibilita a compresão sem perda de qualidade. Assim como o GIF permite transparência, animação e  de quebra não tem limitação de cores, sendo adequado a fotografias.

PSD 
Fomato gerado pelo Adobe Photoshop, muito usado por fotógrafos profissionais que conserva todas as suas camadas geradas em tal programa.

Existem muitos outros formatos, mas acredito que esses são os que mais usamos. Espero ter contribuído esperem as novidades e atualizações do Blog! =]



Comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Sobre o ateliêfotoarte

Nathália ! ' futura fotógrafa e artista plástica.. aaaaamo artesanato, fotografia, tuudo qe seja arte =)

ateliêfotoarte Copyright © 2011 - Todos os Direitos Reservados